Sobre a Diretoria

DIRETORIA CULTURAL

A principal meta da Diretoria Cultural para esta gestão é a organização da história da APVE e dos Pioneiros da Embraer para a publicação de um livro sobre os 30 anos da instituição, que ocorrerá em 2016.

O intuito é preservar e divulgar a história da pessoas que participaram de forma efetiva da construção da indústria aeronáutica nacional e idealizaram a Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer.

Outra meta da Diretoria Cultural é trazer de volta para a cidade de São José dos Campos e para os brasileiros a cultura aeroespacial por meio da realização de encontros de jornalistas, escritores e empresas do setor e, também, pela realização do encontro anual de Fundadores e Pioneiros da Embraer.

A programação é ampla e diversificada de forma a privilegiar vários segmentos e proporcionar ao associado diversidade cultural.

Consta da agenda cultural atividades anuais fixas, musicalização e canto coral infantil e adulto, dança, oficinas de arte e literária, workshop e viagens para museus e cidades históricas. 

A biblioteca, totalmente reformulada e com mais de 2 mil novos títulos adquiridos, atende o associado adulto e infantil ávidos pela leitura de bons livros e, para os apaixonados por cinema, em breve teremos um importante acervo de filmes sobre aviação e alguns clássicos do cinema.

 Convidamos você associado e associada para conhecer e participar das nossas atividades. 

 

Equipe

 

Neide Pereira Pinto

Nasceu em Cunha, São Paulo, arquiteta-urbanista e sócia-fundadora das Empresas Matiz Arquitetura & Design Ltda e da Somos Editora. 

Autora de livros infantis e Histórias em Quadrinhos. Membro da Academia Joseense de Letra.

Diretora Cultural da APVE – Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer no terceiro mandato.

Arquiteta responsável pelos projetos de arquitetura e leiautes da Embraer nos sites de São José dos Campos, Eugênio de Melo, Gavião Peixoto e Botucatu (Neiva) no período de 1996 a 2003 pela empresa Matiz Arquitetura & Design Ltda.

Projetou e implantou os Espaços Culturais nos Aeroportos administrados pela INFRAERO, em Guarulhos, Congonhas, Brasília e Salvador. Decorou o Espaço Cultural do Congresso Nacional, em Brasília, para lançamento da coleção de selos das aeronaves de fabricação da EMBRAER.

Funcionária da EMBRAER, de agosto de 1981 a abril de 1996, período em que desenvolveu trabalhos de arquitetura na área de leiautes de escritório, o projeto e a implantação do “Parque Aeroespacial Infantojuvenil” no SESI de São José dos Campos e o projeto arquitetônico, levantamento histórico e implantação do Centro Histórico da EMBRAER/APVE.

 












APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados