Sobre a Diretoria

O QUE É E PARA QUE SERVE UMA UNIVERSIDADE ABERTA?

 

Universidade Aberta. O que é isso?

Bem, é uma instituição de ensino que promove serviços educacionais, de modo autônomo ou compartilhado com outras instituições, em todos os níveis de ensino.

Trata-se de uma Academia com múltiplas funções, que são desenvolvidas dependendo do interesse próprio ou das parcerias estabelecidas.

 

E por que "Aberta"? 

Porque esses cursos não fazem parte do sistema de ensino subordinado ao Ministério da Educação; eles não são cursos acadêmicos e sim cursos livres, acessíveis a todos que desejarem fazê-lo. Não há pré-requisitos, nem impedimentos legais para ingresso na universidade aberta.

 

Explicando um pouco melhor essa expressão: universidade aberta. Ela começou a ser utilizado em 1969, na Inglaterra, onde apareceu uma escola excelente, oferecendo ensino à distância, com esse nome: Open University. Foi uma experiência tão bem-sucedida, que levou muita gente a achar que uma universidade aberta servia para oferecer cursos à distância. Na verdade, não se trata disso - foi apenas uma coincidência.

Em 1972 outra boa experiência apareceu, desta vez em Toulouse, na França: foi criada ali a Universidade Aberta à Terceira Idade. A ideia de seus idealizadores era oferecer aprendizado para pessoas idosas, a fim de que se sentissem úteis, ativas e contributivas. 

O sucesso destas iniciativas repetiu-se em outros países e tomou novas proporções com a era da informática, que tornou possível a criação de novas técnicas e métodos de educação à distância. Dessa forma, com ferramentas como a internet, o conceito de universidade aberta passou a ser um termo genérico para as instituições que oferecem cursos “livres”. 

A relação entre universidade aberta e ensino a distância está, portanto, no fato de que a flexibilidade oferecida pelas universidades abertas muitas vezes é suportada por materiais autodidáticos e sistemas de educação à distância.

No Brasil, em particular, o Ministério da Educação reproduziu a experiência de Toulouse e criou, em 2006, a “Universidade Aberta do Brasil”, permitindo assim que as universidades federais passassem a oferecer cursos de ensino a distância!

A criação da Universidade Aberta APVE - Uniapve é uma iniciativa da Associação dos Pioneiros e Veteranos da Embraer – no segmento da educação continuada, oferecendo cursos para complementar ou aprimorar a educação formal.

Nós a estamos chamando de universidade, porque os cursos que iremos oferecer serão sempre de alto nível, como devem ser aqueles que são ministrados por uma autêntica universidade. Poderemos ter cursos à distância e também presenciais; poderemos ter cursos para idosos e também para jovens, além de outras faixas etárias, assim como cursos para pessoal de empresa ou voltados para a vida em família ou para o crescimento pessoal, além de outras áreas.

O compromisso da Uniapve é que seus cursos sejam: 

 

1. Eficientes e Eficazes: isto é, que ensinem mesmo, que levem os nossos alunos a aprender o que é importante aplicar em seu trabalho ou negócio; 

2. Provocadores e Motivadores: isto é, que nossos alunos os frequentem com genuíno prazer e com total disposição para engajarem-se.

  

A aplicabilidade do conhecimento adquirido em cada curso da Uniapve é o diferencial da nossa proposta de ensino continuado.

 












APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados