Profissionais

COORDENAÇÃO DIDÁTICO-PEDAGÓGICA

 

CLAUDIUS D’ARTAGNAN C. BARROS

Empresário e consultor de empresas há mais de quarenta anos, professor universitário

(Faculdade de Roseira/SP). Graduou-se em Administração de Empresas pela OGE/SP em 1.974.

Atuou na EMBRAER como gestor da Qualidade. Coordenou por dez anos o projeto de Melhoria Contínua de Processos e Círculos da Qualidade (160 equipes), o que resultou em mais de duzentos projetos de melhoria da Qualidade e da Produtividade Operacional.

Especializou-se em Gestão da Qualidade pela JUSE (Japanese Union of Scientists and Engeneers), onde esteve por diversas vezes acompanhando executivos brasileiros em Missões Técnicas de transferência de tecnologia e conhecimentos. Pós graduou-se em Administração Empresarial para Executivos (INPG 1.978) e Gestão de Recursos Humanos (INPG 1.980).  Mentor do Projeto Egecon® de Educação Gerencial Continuada, pioneiro na aplicação da metodologia de ensino Flipped Classroom de desenvolvimento e capacitação de gestores, lideranças e executivos.

Vice-Presidente da ABQ – Academia Brasileira da Qualidade e ocupante da cadeira 20 na ALL - Academia de Letras de Lorena. Autor de 6 livros nas áreas de Gestão da Qualidade e Gestão Participativa. É executivo e gestor de Projetos da Propar®.

 

MARCO A. DE OLIVEIRA

Mestre em Antropologia Social pela USP e especialista em Cultura Corporativa e sua interface com o Ideário dos gestores e a Estratégia Corporativa. Formação didática em Análise Transacional.

Trinta e seis livros publicados por várias editoras (Atlas, Nobel, Senac-SP, Gente, Cultura-MG, Unisinos - e os mais recentes pelas editoras Senac-RJ, Saraiva e KDP-Amazon).

Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação e assíduo conferencista nos temas de sua especialidade.

Consultor de empresas, counselor para temas de Educação Profissional e Corporativa, professor, pesquisador, editor, escritor, tradutor, curador de conteúdos de Management e coach de novos autores sobre temas de Administração, Gestão, Psicologia, Ciências Sociais e Educação.

Foi executivo de empresas nacionais e estrangeiras (General Electric, Squibb, Abril, Philips, Mercedes-Benz e Unibanco); consultorias e agências de Educação Executiva. Participou de inúmeros eventos e visitas em universidades estrangeiras, associações de profissionais de RH, Educação Corporativa e Gestão, organizações internacionais de fomento ao desenvolvimento, sindicatos estrangeiros e instituições de formação de executivos - no Brasil, EUA, América Latina e Europa. Expressa-se com regularidade em português, inglês, francês, espanhol e Esperanto.

É titular da OBI Consultores & Editores Ltda, criou e operou a Training Shop (loja virtual de produtos pedagógicos para Educação Profissional e Corporativa) e é consultor sênior da Propar®.

 

ALAYDE DE OLIVEIRA SANTOS

Coordenadora

Formada em Economia pela UNIVAP, M.B.M. (Master Business Managment) pela MBM Business School e Psicanalista em Formação.

Possui experiência de mais de 30 anos em áreas comerciais de grandes empresas nacionais e multinacionais, dentre elas: Embraer, Cervejaria Brahma, Butler Manufacturing Company, Ericsson, Solectron, ABN AMRO e HTA - High Technology Aeronautics.

Atuou em Análise e Formação de Preços; Administração de Contratos Nacional e Internacional; Comércio Exterior; Desenvolvimento de Negócios (Marketing e Vendas); Organização e Participação em Feiras no Brasil, América do Sul e Europa

Ao longo da carreira desempenhou várias  funções como Coordenadora de Compras Corporativas, Administradora de Contratos, Secretária Executiva Bilíngue, Gerente Administrativa e Comercial, Economista Sênior.

 

Desenvolve trabalho na área de Treinamento há 10 anos como Palestrante ministrando cursos e palestras de Etiqueta Social, Corporativa e Internacional nos Negócios.












APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados