NOTÍCIAS
Filatelista prestigia exposição
publicado em 29/08/2017


Filatelista visita exposição e parabeniza organização

Maurício de Andrade Pancini é colecionador de selos há 40 anos e parabeniza iniciativa da Diretoria Cultura

Morador de São José dos Campos há 20 anos, ex-funcionário da Eriksson, Maurício de Andrade Pancini é exímio colecionar de selos. Desde seus 14 anos, herdando os primeiros álbuns de seu tio, Maurício se apaixonou por essa arte chamada Filatelia.

Após 40 anos de paixão, 12 álbuns recheados dos mais raros e incríveis selos nacionais e internacionais, Maurício se orgulha ao contar como conquistou cada pequeno símbolo, que por mais simples e singelo que parece, todos preservam uma parte de sua história, um momento de sua vida.

Sua busca por selos acontecia em grande parte no centro da cidade de São Paulo, especificamente na Praça da República, onde ele e tantos outros se encontravam com o intuito de trocar ou comprar selos. Seu desafio sempre foi buscar aqueles que já foram carimbados pois já viajaram e têm “uma história para contar”, “o desafio está no selo com carimbo, ele já foi destinado a alguém, contém uma história, não é apenas um simples colante de papel”. Apesar disso Maurício abre exceções e conta que recorre aos Correios apenas quando se tratam de coleções comemorativas.

Para quem quer ingressar nessa área de estudo e colecionismo a dica é: “procure uma banca de jornal, especialmente em aeroportos, lá se encontram grandes quantidades de selos. Adquira os mesmo que todos não o agradem, a partir daí você começa a sua coleção e ainda garante sua ‘moeda de troca’”, conclui.

Maurício esteve presente na APVE para prestigiar a Exposição:  Personalidades Negras na Filatelia Brasileira, que está disponível até o fim deste mês, no Espaço Brigadeiro Paulo Victor. Para sua felicidade, o colecionador continha quase todos os selos originais daqueles que pertencem à mostra.

Exposição: Personalidades Negras na Filatelia Brasileira

A mostra está disponível até 18 de setembro, na APVE. A exposição tem entrada franca e pode ser visitada de segunda a sexta, das 8h às 18h e aos sábados, das 9h ao 12h. Mais informações pelo telefone (12) 3925-5209.





APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados