NOTÍCIAS
Agende-se!
publicado em 13/12/2017


Ex-executivo da Embraer promove sua obra e convida todo público para um descontraído bate-papo 

No dia 10 janeiro de 2018 a APVE será a sede do lançamento do livro "Tempo em Equilíbrio" - entre Paris e Singapura". A obra relata as aventuras do motociclista brasileiro, Ricardo Lugris, da Europa até o Sudeste Asiático.

Uma noite imperdível com um bate papo descontraído com o autor que falará dessa e de outras vivências sobre duas rodas.

Participe! O evento acontecerá a partir das 19h, no Salão Nobre Ozires Silva. a entrada é franca.

Mais informações pelo telefone (12) 3925-5209.

Sobre o autor

Durante mais de 30 anos, Ricardo Lugrís foi um dos mais produtivos executivos de vendas internacionais de aeronaves na Embraer.

Multicultural, com três nacionalidades e fluente em 6 idiomas, sua experiência de mundo é de rara comparação.

Sua paixão pela motocicleta vem de longe, de um tempo em que viajar com sua Honda XL 250 R se intercalava com as competições de enduro de regularidade e as inesquecíveis "trilhas" com os amigos nos fins de semana, isso sempre entre duas rotineiras missões de trabalho ao exterior

Ao mudar-se para a França, nos anos 90, com o desafio de desenvolver a venda de jatos da Embraer, foi obrigado a passar adiante sua fiel e batida XL.

Algum tempo depois, já no velho continente, ciente de que não viveria sem uma moto, iniciou na França uma longa saga que hoje soma uma dezena de motocicletas e mais de 700 mil quilômetros em 23 anos.

Ricardo percorreu TODOS os países no continente Europeu, de Portugal à Rússia e da Grécia à Noruega, sem esquecer de Países e no Leste como a Geórgia, Armênia e Azerbaijão.

Em 2008 levou um grupo de amigos italianos pela Rota da Seda até Tachkent, no Uzbequistão, com a oportunidade rara de poder percorrer o Irã, viagem objeto de artigo na Revista Duas Rodas para quem colaborou por mais de dez anos em matérias por viagens em diversos cantos do mundo.

Em outra ocasião, estudou em detalhes o itinerário do mítico trem Expresso Oriente e reproduziu seu roteiro entre Paris e Istambul.

Em uma rotina de três a quatro viagens por ano, sempre que suas atividades profissionais o permitissem, ele gastava suas férias na sela de sua moto, a maior parte das vezes com sua Graça, sempre por caminhos relativamente pouco percorridos.

Habitualmente, e sempre com sua própria moto, Ricardo não pode deixar de viajar também pela América do Sul e pelo Brasil em duas oportunidades, trazendo sua moto de navio desde a Europa, em uma viagem totalmente oposta àquela correntemente de seus compatriotas.

Sua experiência de viagem lhe permite um olhar profundamente tolerante sobre o mundo que o rodeia e a moto lhe traz as horas de reflexão necessárias para seus agradáveis textos cheios de vivências onde ao leitor lhe é permitido um figurado lugar na garupa deste inquieto brasileiro que adotou o mundo sob suas rodas para viver.

Ricardo tem 59 anos, casado há 40 com a sua Graça. É pai de Paloma e Luana, todos vivendo permanentemente na França.

Em 2015 deixou a Embraer para outros desafios e partiu para uma viagem de Paris a Singapura, em solo, por seis meses, viagem esta da qual resultou o livro que nos fará conhecer em janeiro.





APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados