NOTÍCIAS
Circuito Cultural São Paulo - 18/12
publicado em 26/01/2018


APVE levará você ao Circuito Cultural São Paulo, inscreva-se!

No dia 18 de fevereiro (domingo) a APVE levará você a um passeio cultural imperdível! No Circuito Cultural São Paulo vamos visitar locais icônicos da Capital Paulista. Com saída da sede da APVE prevista para às 7h30, vamos diretamente para a Sala São Paulo, acompanhar ao vivo o Concerto Matinal, com a Jazz Sinfônica (às 11h). Após a apresentação aproveitaremos para fazermos uma visita monitorada para conhecer a história do local.

Depois de uma rápida pausa para o almoço, seguiremos nosso tour para o Museu de Arte Sacra (MAS), retornando ao município de São José dos Campos, em torno das 17h.

Conheça mais sobre estes locais e venha testemunhar a história de São Paulo conosco!

11h - Concerto da Orquestra Jazz Sinfônica é uma orquestra brasileira fundada em 1989 através de uma iniciativa da Secretaria de Estado da Cultura do Estado de São Paulo. O atual regente e diretor artístico da orquestra é o maestro João Maurício Galindo, e o regente adjunto é o maestro Fábio Prado. Sua composição é de aproximadamente 90 músicos e seu repertório é composto de arranjos sinfônicos principalmente de música popular brasileira, mas também de música popular internacional.

13h - Sala São Paulo. Durante o passeio os guias contam a história do edifício que abrigou a antiga estação da Estrada de Ferro Sorocabana, no período áureo do café e hoje é sede da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo, além de abordarem a importância da Sala São Paulo como patrimônio histórico e marco da cidade; o processo de restauro e revitalização pelo qual passou no final da década de 90; e o projeto de construção da Sala São Paulo, sua acústica, estrutura e detalhes sobre o funcionamento da sala de concertos. 

15h - Museu de Arte Sacra – MAS – “Referência Nacional em História e Arte Sacra”
O Museu de Arte Sacra de São Paulo é uma das principais instituições brasileiras voltadas ao estudo, conservação e exposição de objetos relacionados à arte sacra. Localiza-se na ala esquerda do Mosteiro da Luz. O patrimônio que se conserva hoje no MAS tem sua origem em uma importante coleção, gradativamente formada desde o início do século XX, por iniciativa de dom Duarte Leopoldo e Silva, primeiro arcebispo de São Paulo. Por ocasião da demolição da antiga Sé paulistana, para a construção da atual, dom Duarte determinou a distribuição por diversas igrejas da capital das obras de arte sacra da igreja demolida, na expectativa de reuni-las novamente em uma coleção unificada. Assim, já na primeira década do século XX (provavelmente em 1907), é inaugurado o "Museu da Cúria", o primeiro dessa tipologia no Brasil.

Valores:

R$ 55,00 associados  

R$ 70,00 não associados

Em 2x no cartão

 *Almoço não incluso ao passeio

Mais informações e inscrições pelo telefone (12) 3925-5209 ou pessoalmente na biblioteca da APVE.





APVE - Associação de Pioneiros e Veteranos da Embraer. Todos os direitos reservados