Cine Cultura – uma nova opção de lazer e entretenimento na APVE

O Cine Cultura é mais uma atração da APVE que pretende proporcionar um ambiente agradável e descontraído para os associados assistirem filmes e debaterem assuntos da realidade com profissionais preparados.

DATA: 17/03

FILME: Cocoon

GENERO: drama/adaptação

TEMPO: 2H00

SINOPSE: Aposentados que vivem em um asilo na Flórida ganham um novo sopro de vida ao descobrir uma "fonte da juventude" na água da piscina de uma casa aparentemente abandonada. De repente, os idosos têm mais energia para ir a boates e ficar acordados até tarde da noite. Eles não sabem que extraterrestres estão usando a piscina para armazenar casulos de alienígenas, o que dá à água poderes rejuvenescedores. Quando descobrem a origem da juventude, um dilema surge na vida deles.

TEMA:  velhice, busca incessante pela juventude, sexo, longevidade

MEDIADOR : MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA

CURRICULUM: Mestre em Antropologia Social pela USP e especialista em Cultura Corporativa e sua interface com o Ideário dos gestores e a Estratégia Corporativa. Formação didática em Análise Transacional.

Trinta e seis livros publicados por várias editoras (Atlas, Nobel, Senac-SP, Gente, Cultura-MG, Unisinos - e os mais recentes pelas editoras Senac-RJ, Saraiva e KDP-Amazon).

Professor universitário em níveis de graduação e pós-graduação e assíduo conferencista nos temas de sua especialidade.

Consultor de empresas, counselor para temas de Educação Profissional e Corporativa, professor, pesquisador, editor, escritor, tradutor, curador de conteúdos de Management e coach de novos autores sobre temas de Administração, Gestão, Psicologia, Ciências Sociais e Educação.

Foi executivo de empresas nacionais e estrangeiras (General Electric, Squibb, Abril, Philips, Mercedes-Benz e Unibanco); consultorias e agências de Educação Executiva. Participou de inúmeros eventos e visitas em universidades estrangeiras, associações de profissionais de RH, Educação Corporativa e Gestão, organizações internacionais de fomento ao desenvolvimento, sindicatos estrangeiros e instituições de formação de executivos - no Brasil, EUA, América Latina e Europa. Expressa-se com regularidade em português, inglês, francês, espanhol e Esperanto.

É titular da OBI Consultores & Editores Ltda, criou e operou a Training Shop (loja virtual de produtos pedagógicos para Educação Profissional e Corporativa) e é consultor sênior da Propar®.

________________________________________________________________________________________________

DATA: 28/04

FILME: O Fabuloso Destino de Amélie Poulain

GENERO: drama/romance

TEMPO: 2h09

SINOPSE E DETALHES

Após deixar a vida de subúrbio que levava com a família, a inocente Amélie (Audrey Tautou) muda-se para o bairro parisiense de Montmartre, onde começa a trabalhar como garçonete. Certo dia encontra uma caixa escondida no banheiro de sua casa e, pensando que pertencesse ao antigo morador, decide procurá-lo ­ e é assim que encontra Dominique (Maurice Bénichou). Ao ver que ele chora de alegria ao reaver o seu objeto, a moça fica impressionada e adquire uma nova visão do mundo. Então, a partir de pequenos gestos, ela passa a ajudar as pessoas que a rodeiam, vendo nisto um novo sentido para sua existência. Contudo, ainda sente falta de um grande amor.

TEMA: Propósito de viver

MEDIADOR: GLAUCO DE CARVALHO MORAIS

CURRICULUM: Psicólogo (2010), formado pela Universidade Braz Cubas com grau em licenciatura e bacharelado (2009) - CRP 06/103347. Possui cursos de aperfeiçoamento profissional em psicanálise lacaniana nos seguintes temas: Crianças em análise, novos tempos; A psicanálise e o psicanalista na contemporaneidade (Clínica do real); Adolescência e infância na clínica psicanalítica; Constituição do sujeito e as estruturas clínicas; Clínica do masoquismo feminino; Dor física e psíquica; Princípios da psicanálise lacaniana; Clínica da psicose; Mitologia e psicanálise. É pesquisador da cultura afrodescendente no Brasil com foco em lendas africanas e mitologia Iorubá.

________________________________________________________________________________________________

DATA: 12/05

FILME: De olhos bem fechados

GENERO: mistério, drama

TEMPO: 2H45

SINOPSE E DETALHES: Quando Alice admite ter fantasias sexuais com um homem que conheceu ao acaso, seu marido, o médico Bill Hartford, fica obcecado com a ideia. Ele descobre um grupo sexual secreto e comparece a um dos encontros, percebendo que se envolveu mais do que deveria.

TEMA: questões relativas ao amor, o relacionamento a dois, taras sexuais, perversões e uma sociedade hipócrita, que vive de fachada, de acordo com as conveniências e aparências.

MEDIADOR: MARCO ANTÔNIO OLIVEIRA